DICAS DE ALIMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO

February 5, 2015

Os cuidados com a alimentação durante os nove meses da gravidez são importantes para evitar as complicações associadas tanto à obesidade feminina quanto ao baixo peso materno.

O ganho de peso ideal, de uma maneira geral, gira em torno de 8 a 12kg, durante o período de toda a gestação, é lógico que isso vai ser individualizado pelo seu obstetra, para cada gestante de acordo com seu IMC(indice de massa corpórea). 

A alimentação durante a gestação deve ser equilibrada porque garante à mulher o consumo de grande variedade de alimentos em quantidades adequadas, permitindo que o ganho de peso nesta fase ocorra dentro do esperado.Não se pode esquecer que gestantes precisam consumir alguns nutrientes, vitaminas e minerais (ferros, cálcio, ácido fólico, vitamina A, C, D complexo B, magnésio, fósforo, entre outras), algumas que não consomem quando não estão grávidas, a suplementação de ácido fólico, por exemplo, antes da gestação e durante o primeiro trimestre(é recomendada para garantir um bom desenvolvimento do embrião, principalmente na parte neurológica e do tubo neural), é por essa razão que o obstetra prescreve suplementação vitamina durante todo o período da gestação.

É importante lembrar que algumas recomendações antigas, já não se aplicam hoje, como que a gestante tem que comer por dois, isso na realidade é um equivoco que gestantes sem orientação adequada continuam a fazer, como algumas que mantém dietas restritivas durante a gestação também colocam em risco sua saúde e a do neném.A incidência de complicações da gravidez é maior nos extremos do ganho de peso, tanto no excesso quanto na falta. Nesses dois extremos ocorre um aumento dos nascimentos de crianças com baixo peso em mulheres que realizam dietas restritivas. Nas mulheres que excedem as recomendações de ganho de peso, pode ocorrer o nascimento de crianças macrossômicas (com mais de quatro Kg, que aumentam o risco para o nenem). Além disso, o excesso do ganho de peso durante a gravidez e a retenção de peso no pós-parto estão associadas a complicações médicas a longo prazo, como diabetes e hipertensão.

A alimentação da grávida obesa durante a gestação deve ser equilibrada, como na mulher eutrófica (bem nutrida), mas o ganho de peso deve estar relacionado ao IMC pré-gestacional.

 

As principais recomendações para uma alimentação saudável durante a 

gestação são:

- Alimentação fracionada e em pouca quantidade, de preferencia com alimentação de 3 em 3 horas, para se evitar jejum prolongado(eles vão aumentar a chance de você ficar com mais náuseas).

- Ingerir alimentos secos;

- Manter bolacha água e sal, torradas ou cereais secos na mesa de cabeceira da cama, e em sua bolsa, para comer pela manhã, antes de se levantar, e durante os intervalos das grandes refeições. 

- Ingerir alimentos e bebidas preferencialmente gelados, após periodo de jejum prolongado.

- Aumentar líquidos e frutas entre as refeições, mas tentar evitar ingerir líquidos durante as refeições;

- Evitar alimentos gordurosos e muito condimentados.

- Fazer uma alimentação diversificada;

  • Comer todos os dias verduras, legumes e frutas se tiver a garantia que estão devidamente limpas;

- Ingerir peixe no mínimo duas vezes por semana(assados, grelhados ou cozidos);

- Optar por assados, cozidos ou grelhados(frango peixe ou carne vermelha);

- Optar por sobremesas com menos açúcar. Evitar tortas cheias de recheios e coberturas, assim como os alimentos ricos em sódio;

- Dar preferência a alimentos integrais;

- Evitar os pratos que levam manteiga, molhos gordurosos e gordura hidrogenada, pois são muito calóricos.

 

Não se esqueça que consumo exagerado de qualquer alimento(mesmo os alimentos saudáveis como frutas) gera ganho de peso inadequado em qualquer fase da vida. Por isso a alimentação da gestante também deve ser equilibrada. E que quanto maior o peso ganho durante a gestação mais difícil será a mulher conseguir em voltar ao peso de antes de engravidar. Para criança, o ganho de peso inadequado da mãe durante a gestação, pode ter como consequências peso elevado ao nascer e risco de possíveis complicações médicas no futuro.

Sempre que puder, a gestante deve ter um acompanhamento nutricional com uma nutricionista, principalmente se a mesma não conseguir manter o ganho de peso ideal durante a gestação.

Não deixe de fazer uma acompanhamento correto de pre natal, com um obstetra de confiança, pois o mesmo estará zelando por sua saúde e de seu neném, lembre-se de tirar todas as suas duvidas durante suas consultas de pre natal, e que seus amigos e familiares, na maioria das 

vezes não sabem mais que seu(sua)obstetra, portanto, na duvida pergunte para o obstetra.

 

Please reload

Featured Posts

VULVOVAGINITES OU CORRIMENTO, O QUE É ISSO?

May 2, 2014

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Clínica

Gatti

(11) 2464-9980

ATENDIMENTO

Segunda - Sexta      08:00 - 18:00
Rua Conde Francisco Matarazzo 122, jardim Zaira

Guarulhos